sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Emissoras precisam aprender a lidar com novas midias


Que a televisão aberta continua perdendo espaço para a TV por assinatura, videogames e internet, não chega a ser novidade.

Um levantamento divulgado pelo jornalista Ricardo Feltrin, colunista do UOL, mostrou com precisão como a audiência está se pulverizando e para onde vai se distribuindo. Fenômeno universal e irreversível.

Se faz necessário, no entanto, buscar defesas ou novas alternativas para não ficar um caminho só de ida. A Internet, por exemplo, deve necessariamente se transformar em aliada ou complemento, até porque muitos já adquiriram o hábito de ver TV no computador. Nem sei por que a audiência nesses novos meios ainda não é auferida.

Nos Estados Unidos este levantamento já existe e os números alcançados nos micros ou outros do gênero são bem respeitáveis, até comparados e em algumas vezes superiores aos dos aparelhos de TV. De acordo com Ricardo Linhares, que divide a autoria de “Insensato Coração” com Gilberto Braga, a verdadeira evolução, que está apenas começando, vai crescer muito mais: “Quando a novela está quente e o público se interessa, ele acompanha em todas as mídias e ao mesmo tempo”, avisa.

Ainda segundo o autor, a equipe de “Insensato Coração” está encarregada de bolar atrativos visando este estreitamento com o público de internet. Bem pensado.

Fonte: Flavio Ricco

Nenhum comentário: